TRADERTRANQUILOTM


O QUE REALMENTE IMPORTA

PARA O TREND FOLLOWER?

 

 

Indicadores Técnicos e Trend Following: Indicadores técnicos são apenas a "menor parte" de toda estratégia de um sistema de Trend Following. Significa que, na pratica, indicadores podem representar apenas 10% do sucesso no trading.

 

Dizer algo como "eu testei o indicador Y e achei péssimo" ou "eu tentei o indicador X e achei muito bom", não faz sentido algum. Dizer isso implica em achar que o indicador em si seria toda sua estratégia completa, ou então a "solução definitiva" para os seus problemas no mercado, o que é uma grande inocência.

 

Osciladores não fazem parte dos indicadores utilizados em estratégias de Trend Following como, por exemplo: RSI, OBV, ROC, W%R, Estocástico, P/E ratios, Linhas de Avanço/Declínio, Momento, mas o “rastreador de viés” MACD-LINHA que é construído com médias móveis é considerado um importante indicador na forma de "prever" o mercado, mas não como forma a "reagir" aos movimentos dentre outros.

 

Como foi dito, esses osciladores foram construídos para "prever os movimentos do mercado". Indicadores técnicos só são úteis como parte de uma estratégia reativa.

Não se prenda apenas aos indicadores, pois eles são apenas ferramentas, e não o kit completo da sua estratégia.

 

Se os preços estão em 100, e vão pra 97, 94, 92, 88, 85; o mercado ESTÁ numa tendência de baixa. Ignore tudo o que qualquer oscilador técnico está prevendo, e aprenda a confiar nos rastreadores de tendência.

 

Ignore o economista de plantão e todo e qualquer fundamento. Ignore o suporte e a análise do grafista que avisava "suporte aos 100".

 

Desconsidere os seus próprios "achismos".

 

Indicadores que mostram "o que o mercado fará no próximo momento" ou então "o que o mercado deveria estar fazendo" também são completamente inúteis.

 

Trend Following responde as seguintes perguntas em ordem de importância:

 

  • Quanto em dinheiro arriscar em cada trade?
  • Como sair de um trade se ele se tornar perdedor?
  • Como sair de um trade se ele se tornar vencedor?
  • Como e quando abrir uma posição?

 

Alguns requisitos psicológicos e "princípios filosóficos" do Trend Following:

 

Disciplina pessoal adequada. Quanto mais alguém é criativo, maior a chance desse alguém auto sabotar sua performance usando uma estratégia de Trend Following. "tentando mudar de estratégia assim que vier a primeira perda, ou tentando comprar em fundos ou vender em topos"

 

Trading é quase que 100% números, porém, uma vez que esses números "estejam em baixa", ele se transforma em 100% psicologia.

 

É impossível captar um movimento perfeito partindo exatamente de 10.25 a 23.45, por exemplo. É impossível ser lucrativo em 100% do tempo, você não deve tentar ser "esperto o bastante" pra isso.

 

Não se pergunte por que o dólar esta aumentando, ou por que as bolsas estrangeiras estão em alta.

 

A única coisa que deve querer pensar é:

 

"Se alguma coisa está em alta, vou querer estar comprado nessa coisa."

 

Trading é um jogo de soma zero. Isso significa que, para cada vencedor tem um perdedor. Qual a diferença entre eles? Estratégia, disciplina e esperteza.

 

Eu defino a filosofia de Trend Following como "dançar conforme a música, ao invés de tentar prever qual será a próxima música que será tocada, ao mesmo tempo em que se sabe dançar qualquer música que vier".

 

Como Identificar uma Tendência?

 

De uma forma bem simples, no mercado sempre existe tendências tanto na freqüência de 1 minuto, 15 minutos, 1 hora, diária, semanal, mensal, anual ou etc. A tendência que importa é a do gráfico semanal.

Uma simples "média móvel simples (mms)", por exemplo, pode ser utilizada como um identificador de tendências. Toda uma estratégia de trading (aliada a Money Management e saídas das posições - lucrativas ou não) pode ser empregada utilizando esse simples indicador de forma eficiente.

 

“Como eu disse, nenhum indicador é a chave para os problemas.”

 

São simples ferramentas que podem ser utilizadas como parte da sua estratégia. Identificar tendências é um processo razoavelmente simples. A parte mais complexa é formular uma estratégia e ter controle psicológico para segui-la.

 

O segundo passo seria ter uma estratégia muito bem definida de saída: saber como e quando realizar lucros ou quando sair com prejuízos aceitáveis (antes que se tornem grandes prejuízos) se a tendência terminar muito cedo, ou antes, do seu ponto de saída, ou de forma inesperada. Isso implica na utilização de algumas regras e filtros.

 

O aspecto psicológico também fala alto: deve-se seguir suas próprias regras a todo custo. Desviar de sua própria estratégia é o que nunca vamos querer fazer.

 

Outro fato que devemos considerar é que: "nada nunca está barato ou caro demais" para que seja aberta uma posição caso se identifique uma nova tendência ou caso se queira entrar no mercado no meio de uma tendência já iniciada, por mais louca ou irracional que ela possa parecer.

 

Outro ponto também seria nunca sair de uma posição vitoriosa cedo demais, simplesmente por que ela tanto poderá continuar dando lucro eternamente, se for uma compra, ou então, produzir 100% de lucro se for uma venda a descoberto. Nunca sabemos quando uma tendência terminará ou iniciará e tudo que devemos fazer é segui-la enquanto ela durar.

 

Um operador de tendências nunca pode ter "objetivos ou metas" de lucro:

 

"Ele apenas pega o que o mercado oferecer. Quanto mais volátil for o mercado, mais tendências maiores ocorrerão, e mais lucros o Trend Follower vai auferir."

 

Se não houver muitas mudanças nos preços, isso mostrará que praticamente ninguém está fazendo um bom lucro no mercado.

 

 

A ANÁLISE TÉCNICA E O EFEITO HIDRANTE

 

Experiência relatada no livro "O Cisne Negro" (Nassim Nicholas Taleb):

 

"Mostre a dois grupos de pessoas uma imagem borrada de um hidrante, suficientente borrada para que não consigam reconhecer o que é. Para um grupo, aumente a resolução lentamente, em dez etapas. Para o segundo, faça isso mais rápido, em cinco etapas. Pare em um ponto em que os dois grupos vejam uma imagem idêntica e peça que identifiquem o que estão vendo. Os membros do grupo que viu menos etapas intermediárias provavelmente reconhecerão o hidrante muito mais rápido. Moral da história? Quanto mais informação você passa a uma pessoa, mais hipóteses ela formulará ao longo do processo e terá um desempenho pior. As pessoas vêem mais interferências aleatórias e as confundem com informações."

 

A experiência acima não vai contra a idéia de prover informação, mas sim de prover informação em excesso e solta, desestruturada. Nessa situação, muitas das informações fazem papel de ruído. Muitas das conclusões de causalidade identificadas na realidade não existem. E o processo inteiro acaba por se tornar improdutivo.

 

E o que tem a Análise Técnica a ver com isso? Tudo.

 

A Análise Técnica descarrega tantas informações ao mesmo tempo que as chances de você encontrar chifre em cabeça de cavalo são enormes. Suportes, resistências, LTAs, LTBs, Bandas de Bollinger, tipos de candles, canais, forks, pivôs, figuras diversas (cunhas, triângulos, retângulos, diamantes, etc.) e outras coisas mais... São tantas ferramentas que você vai acabar encontrando o que procura independente do que for.

 

Preste atenção na figura 1 a seguir:

Figura 1

 

E aí que entra a beleza do setup: ele não deixa margem para dúvida. Ou é ou não é. Você pode até não acreditar no sinal e "brigar" com o seu setup, mas mesmo assim o sinal emitido continuará sendo o mesmo, independente da sua vontade.

 

E se for setup de Trend Following então, fica mais belo ainda. E por quê? Porque os setups de Trend Following, além da objetividade característica, refletem a essência da metodologia, que é reconhecer explicitamente que não podem prever o amanhã. Eles são feitos para dizer onde você deve estar hoje.

E onde você estará amanhã? Quando o amanhã virar hoje, você saberá.

 

 

UMA VISÃO INTERESSANTE SOBRE O MERCADO

 

Lendo o livro "George Soros Definitivo" (Robert Slater) me deparo com a "Teoria Reflexiva" elaborada por Soros, e que defende a visão de que o mercado, por vezes, gera situações em que ele se auto-influencia, iniciando a partir daí uma situação de desequilíbrio que irá gerar um ciclo de crescimento/queda, isto é, uma Bolha.

 

Equilíbrio delicado... Segundo Soros, o momento de desequilíbrio se dá a partir do ponto em que o mercado deixa de apenas refletir os fundamentos, e passa também a afetá-los, em uma ação de auto-reforço. Traduzindo, quando o mercado se descola da realidade e começa a criar um mundo à parte. O ciclo de crescimento/queda defendido por Soros se dá através das seguintes etapas:

 

  • Início de uma tendência até então não identificada;
  • O começo de um processo auto-reforçador;
  • Testagem bem-sucedida da direção do Mercado;
  • Convicção crescente;
  • Divergência entre realidade e percepção;
  • Clímax;

 

Finalmente o começo de uma seqüência auto-reforçadora espelhada na direção oposta.

 

 

PORQUE O TREND FOLLOWING É LUCRATIVO?

 

Trend Following não é uma filosofia nova de operação de mercado. Ela vem sendo utilizada a décadas, apresentando retorno consistente ano após ano. Há várias razões para esse desempenho, mas aqui gostaria de me ater àquele que considero o principal: BOLHAS!

 

A história da humanidade está recheada de exemplos de bolhas criadas e destruídas ao longo do tempo. Foi assim no passado e irá continuar assim no futuro. E por que digo isso? Porque na raiz de toda bolha estão os sentimentos humanos, no caso, alguns dos piores sentimentos humanos. Uma bolha é movimentada por ganância, medo e inveja. Basta um gatilho para colocar o carro nos trilhos e dar o impulso inicial, e então lá vamos nós.

 

Do ponto de vista individual, as bolhas não são ruins, desde que você saiba quando entrar e quando sair. As bolhas geram tendências fortes (de alta quando estão sendo criadas e de baixa quando estouram). Do ponto de vista coletivo, também não são necessariamente ruins, mas podem ser cruéis. Isso depende fundamentalmente da habilidade em se desarmar uma bolha em fim de linha, fazendo transição para uma outra novinha em folha.

 

Mas é fato: o mundo se move através de BOLHAS! E Trend Following é a melhor resposta para se lidar com elas.

 

 

AVALIANDO SEUS INVESTIMENTOS

 

Todo bom investidor deve ter parâmetros e critérios para avaliar as quantas andam os seus investimentos.

 

Seu capital cresceu ou diminuiu? Vamos ver...

 

Como método, utilizamos os seguintes critérios e parâmetros para avaliação:

 

- Periodicidade de Avaliação: indica a janela temporal que será utilizada para avaliar o retorno dos investimentos. Diferentemente de outros sistemas de operação, métodos de Trend Following não respondem quando avaliados em janelas de tempo muito curtas, como mensal ou trimestral. Isso ocorre porque o retorno dos sistemas de Trend Following não são regulares. A periodicidade mínima que sugiro para avaliação de retorno para qualquer sistema de Trend Following é a ANUAL.

 

- Verificação de Preservação do Capital Original: quando contabilizar o resultado, o primeiro item do check-list é a verificação se o capital original investido está preservado. Na pior das hipóteses, se esse parâmetro for atingido significará que você poderá continuar no processo, com o mesmo poder de fogo de quando entrou.

 

- Verificação da Evolução do Capital Total: aqui você deverá comparar a evolução do capital ocorrida durante o período contra um ou mais índices. Sugiro aqui a utilização dos índices CDI e IBOVESPA. No mínimo, o sistema adotado tem que valorizar o capital em percentual superior ao CDI, sendo que também é desejável que supere o IBOVESPA.

 

- Verificação Contra Buy-and-Hold: este é o último benchmark aplicado. Consiste em comparar o resultado das operações sobre um determinado papel com o retorno Buy-and-Hold deste ativo. Se o sistema adotado consegue bater o Buy-and-Hold, então você pode ter certeza de que possui um ótimo sistema em mãos.

 

Estes parâmetros e critérios não são universais. Você pode definir os seus parâmetros, de acordo com os seus objetivos de investimento. O importante aqui é que você saiba com precisão ONDE e COMO você está.

 

 

DÊ UMA CHANCE A TENDÊNCIA

 

O Ser Humano é naturalmente ansioso. Alguns mais que outros, é verdade, mas sempre carregamos a nossa dose diária de ansiosidade. Até aí tudo bem... desde que você esteja no controle.

 

A partir do momento em que entramos em uma operação, temos que controlar a nossa ansiosidade e dar uma chance à TENDÊNCIA. Os preços usualmente não sobem ou caem em linha reta, mas sim através de idas e vindas. E é nessas idas e vindas que uma tendência se estabelece, e quando isso acontecer você irá querer estar dentro.

 

As idas e vindas fazem parte do mercado... Dê atenção ao destino, não ao caminho!

 

Um dos erros mais comuns de operação no mercado é cortar os lucros cedo demais e os prejuízos tarde demais, quando o que deve ser feito é exatamente o contrário.

 

Dar uma chance à tendência não é algo fácil de incutir. Nesse caminho você tem que abdicar de colher os lucros pequenos na espera do "tiro longo", do "Home Run". E os "Home Runs" aparecem, porque é da natureza do mercado criar tendências.

 

Então, controle sua ansiosidade, condicione-se a surfar tendências, não se culpe quando pequenos lucros forem deixados de lado, pois isso faz parte do processo e do método.