TRADERTRANQUILOTM


O ATEU E

O TREND-FOLLOWING!

 

 

Por Ernesto Vasserstein - TraderTranquilo

 

Dizer que não acredita em “deus”, é contraditório! É a mesma coisa que não acreditar em fulano, o que obviamente o faz aceitar a existência deste fulano! Então vou deixar bem claro: Eu não acredito na existência de um ser superior! Não acreditar num “deus”, me ajudou muito no desenvolvimento das minhas técnicas de Trend-Following, mas como? Um “ateu” não acredita na existência de um “deus”, pois por uma série de razões, (mesmo porque ele que nunca o viu!), e por ser cético ele aceita isso sem maiores traumas, da mesma maneira que os que acreditam, aceitam e se entregam a ele sem uma explicação muito coerente!

 

Ser “Ateu” não é vantajoso caso você seja fraco emocionalmente, e tenha pouca confiança ou “fé” em si mesmo. Acreditar na existência de um “deus” e ter fé nos seus princípios (sem ser fervoroso) ajudará muito na vida de qualquer pessoa, mesmo que “deus” não exista, pois a fé pode “remover montanhas” Argumentos a favor e contra sempre existirão, mas afirmo que não “acredito” em “deus”, Políticos, Triângulos, Retângulos, Preço Justo, Preço Alvo, Coelhinho da Páscoa e Papai Noel! Uma vez despido de qualquer crença (religiosa ou não), acabei ficando cada vez mais cético em relação às afirmações de algumas pessoas formadoras de opinião no mercado financeiro: Analistas das Corretoras, Gurus do mercado na web ou não, Economistas e todo o resto da “Indústria de Previsões”. Então depois de ficar extremamente decepcionado com todos os “entendidos em bola de cristal”, acabei confiando somente numa coisa: “Movimento consolidado de Preços”.

 

Do estudo do movimento consolidado de preços e suas características, cheguei a filosofia de investimentos chamada Trend-Following, que considero a mais racional, cética e verdadeira estratégia de comportamento nos mercados a ser seguida de maneira incondicional, sucessiva e sistemática. Seus preceitos fundamentais estão intimamente ligados ao que pensa um Ateu: Não acredita em nada que não vê! Se a empresa é boa, ele não monta posição nela apenas porque acha que é boa, ou porque um idiota qualquer disse que o preço alvo ou preço justo era x! Ele só monta posição quando “visualizar” uma oportunidade “real” de operação, e ainda utiliza vários sistemas de proteção, pois sempre está “desconfiado” do óbvio, exatamente como um Ateu, que é por natureza cético! Vida longa ao TraderTranquilo, mesmo porque depois de morto eu (como um Trend-Follower) não tenho a menor idéia do que vai acontecer! (ninguém que morreu voltou para me contar!).