TRADERTRANQUILOTM
A IRRACIONALIDADE DOS
MERCADOS FINANCEIROS
CONHECENDO O MERCADO FINANCEIRO
Os mercados são irracionais? Sim! Partindo do pressuposto que os mercados são ineficientes e irracionais, e que na maioria das vezes o “preço justo” de um ativo não corresponde ao preço praticado pelo mercado, pois o “Sr. Mercado” sofre cronicamente de dupla personalidade (são bipolares!), podemos então chegar a seguinte conclusão que algumas vezes os mercados ficam eufóricos, outras vezes eles ficam deprimidos, e mais raramente ainda eles ficam “extremamente” eufóricos e outras vezes “raramente também” eles ficam extremamente deprimidos.
Esse tipo de comportamento dos mercados faz com que os preços dos ativos muitas vezes trabalhem acima ou abaixo do preço justo de um ativo, e eventualmente (gerando trades imperdíveis) trabalham muito acima ou muito abaixo do preço justo! Então nós “especuladores” sabedores deste comportamento “irracional” dos mercados podemos (desde que condicionados a isto!) operar de maneira lucrativa este “desvio de comportamento” patológico dos mercados. Mas como fazer isso? Em primeiro lugar temos que aceitar humildemente a nossa total incapacidade de prever o que acontecerá nos mercados, e também aceitar que mercado é caótico e seus os movimentos são totalmente imprevisíveis. Para isso temos que nos desfazer do “condicionamento” gerado por antigos conceitos da Análise Técnica Tradicional e da Análise Fundamentalista!
O CONDICIONAMENTO A QUE
SOMOS EXPOSTOS TODOS OS DIAS
Vamos filosofar um pouco sobre isso: Tudo em nossa vida é condicionamento, e nós acabamos por "aceitar" o que acontece ao nosso redor como normal e corriqueiro, mas quando mudamos de ambiente achamos esquisito! Como assim? Vou dar uns exemplos: Você pode achar esquisito comer cobras, os chineses não... Você pode achar esquisito morar num barraco de favela, os favelados não... Você pode achar esquisito gerir R$1 bi em recursos, alguns gestores não... Você pode achar esquisito operar pouco, os B&H não... Então o nosso modo de vida, de morar, de ganhar dinheiro, de gastar dinheiro e de "perceber" as coisas em nosso redor, e inclusive no mercado financeiro pode ser obra do condicionamento gerado pelo nosso "ambiente" em que vivemos, As empresas nos bombardeiam diariamente com anúncios de um carro melhor, uma roupa melhor, uma mulher ou homem melhor, uma casa melhor, e até um "investimento melhor"! Seguindo este raciocínio, as “corretoras" precisam atingir o maior número de público consumidor para os seus produtos, e algumas o fazem de maneira realmente bem sucedida (para eles é claro), e sua estratégia é baseada em atrair o maior número de participantes ao jogo/mercado! Então o que você faria se fosse o dono do cassino/corretora? Divulgaria o que realmente interessa para acumular riquezas, gerando pouco ou pouquíssimos negócios e alertando dos perigos de operar com pouco ou pouquíssimo capital de maneira frenética? Não! É claro que não! Você utilizaria a mesma receita que os estúdios de cinema fazem, quando querem faturar alto, eles produzem filmes “bobos” com efeitos “especiais” e algum “enredo” que atraem multidões aos cinemas! As corretoras e o restante da indústria fazem o mesmo! Criam um ambiente sexy, volátil, hostil, nervoso, divulgam amplamente os conceitos da AT tradicional, com seus cursos de fim de semana, e embutem várias "mentiras" para seus clientes, que acabam se transformando em vítimas-traders! Tudo isso nós nem percebemos! Pois somos condicionados a isso, e achamos tudo completamente “normal”! Tudo pelo tal “condicionamento”. Então eu posso afirmar com certeza que somos “condicionados” pela indústria do mercado financeiro a acreditar em várias “coisas”! Não é ilegal, mas é imoral! Veja alguns exemplos "estranhos" em nosso mercado:
Operadores de mesas fazendo Day-Traders para seus clientes!
Cursos de AT parcelados! (para investidores sem dinheiro?)
Propaganda tentando associar celebridades ao sucesso nos mercados!
Excesso de relatórios que são enviados de maneira frenética aos clientes!
Divulgação de “operações estruturadas” para clientes novatos!
Para ser um “Especulador Inteligente” você terá que abandonar todas as crenças que foram acumuladas nos últimos anos sobre bolsa de valores, e terá que mudar radicalmente sua maneira de pensar e agir nos mercados! Não é nada fácil mudar conceitos pré-estabelecidos depois de anos condicionamento equivocado! Na verdade eu não sei o que é pior: A descoberta que você é um “Idiota-Trader” e está sendo enganado nos últimos anos ou que seu capital virou despesa como corretagem, emolumentos, taxas etc...