TRADERTRANQUILOTM
EVITANDO
ENTRAR EM "TÚNEIS"
Quando terminamos de planejar um trade, temos em mãos todas as condições e critérios para colocar em andamento uma operação, seja ela de compra ou de venda. Temos o motivo que ensejou a operação, ponto de entrada, ponto de saída (que no caso do Trend Following se resume ao ponto de stop, não havendo alvo pré-definido), quantidade a ser comprada e prejuízo máximo aceitável na operação.
Ok. Fizemos tudo certo. Agora isso quer dizer que a operação será lucrativa? NÃO.
Quando planejamos, nós não fazemos previsões. Nossa capacidade de prever não é melhor do que a aleatoriedade de um cara/coroa. O planejamento representa a elaboração de condições de operação, e NUNCA uma expectativa de previsão. Encarar a operação planejada como uma previsão de lucro é "entrar em um túnel", e experimentar as armadilhas associadas.
Evite ver a operação como um túnel, com foco apenas em uma saída... isso pode te custar muito caro.
Quando se entra em um túnel, passamos a ver uma única saída possível... no caso do trade, a saída com lucro. O que até então era um planejamento, passa a ser uma verdade inconteste ("isso TEM que dar certo"), observada apenas em um único sentido. E quanto mais ficamos acompanhando os movimentos intermediários de uma operação, mais o túnel vai se estreitando e mais vamos perdendo a percepção das demais dimensões do planejamento efetuado.
Para evitar "entrar em túneis", adoto três regras de acompanhamento que são vitais:
1) Reduzir o acompanhamento da operação ao fechamento do pregão. Batendo novamente na tecla: os movimentos intermediários NÃO importam, o que importa é o valor de fechamento. Aqui NÃO analisamos o período IntraDay.
2) Evitar ao máximo a exposição a notícias e opiniões, sejam elas positivas ou negativas. Trend Following como metodologia APENAS se importa com a variável preço. O resto é mero ruído.
3) Não crie opinião ou expectativa sobre a operação. Apenas siga o planejado, sem hesitação.
Se você notar bem, as duas primeiras regras existem apenas para criar as condições de aplicação da terceira regra, isto é, as duas primeiras regras servem para te proteger de você mesmo. Surpresa? Não mesmo... operando em bolsa, VOCÊ é o seu pior inimigo.