TRADERTRANQUILOTM


TREND-FOLLOWING

EM POUCAS PALAVRAS

 

 

O Trader que quiser seguir o Trend Following tem que ter peito pra segurar um ou dois semestres de "não ganhos", e não pode querer tirar salário do mercado. A recompensa pra quem "segura a onda" vem em cinco ou dez anos, e vem adocicada com o poder dos juros compostos. Ou seja, realmente o trader tem possibilidade de ficar rico no longo prazo. Pra mim, a maior controvérsia que o Trend Following gera é sobre a carteira a ser montada, já que essa escolha deverá ser fixa (com rotatividade mínima) e terá impacto direto nos resultados. A questão é: até que ponto a análise fundamentalista pode ajudar nessa escolha? Ou basta somente ver o gráfico e constatar que o ativo teve grandes movimentos e baixa volatilidade no passado? Lanço a questão no ar.

 

A respeito da filosofia em si, uma outra questão importante sobre Trend Following é: não perder demais em tempos de mercado lateral, pra pegar os "home-runs", quando houver. Ou seja, é como se a gente comprasse o bilhete e gastasse um pouco do capital pra isso, mas uma hora (e não costuma demorar) a gente tira o premiado. Por outro lado, o índice de efetividade nos trades baseados em Trend Following tende a ser baixo, o que faz com que seja um desafio imenso manter a disciplina! O ganho real dessa filosofia de investimento consiste do risco-ganho extremamente positivo que o Trend Following gera. E isso, só é alcançado com disciplina ferrenha.

 

Por fim, o Trend Following possui outra vantagem imensa sobre trades de curto prazo: as taxas. Quanto mais longo o prazo que operamos, menos operações faremos, e isso significa menos taxas que teremos que pagar. E o trader "trend follower" faz poucas operações. Acredite, isso faz toda diferença, sendo que setups de curto prazo vencedores no papel podem se transformar em catástrofes se esse fator não for observado. O day-trader típico trabalha com operações extremamente curtas, e por isso não costumar ficar com mais que 30-40% dos ganhos brutos no caso de dias de ganho, e quando ele perde, também perde 30-40% a mais. Ou seja, destrói o risco-ganho. Por isso o cara tem que ser bom, e somente poucos conseguem fazer dinheiro assim.