TRADERTRANQUILOTM


"A análise técnica não passa de um cenário charmoso num desfile de
auto-ilusões, que tecido por belos gráficos que nos iludem como uma bela poesia”

 

MANIFESTO DO TRADERTRANQUILO

 


SONHO OU PESADELO?

 

Então você quer operar nos mercados financeiros? Se conseguir operar com êxito, um novo mundo de satisfação, liberdade e felicidade lhe espera. Mas, você sabe as realidades cruéis que acompanham este sonho?

 

• O destino da maioria dos operadores é quebrar-se.

• 78% dos operadores perdem dinheiro. A maioria deles zera sua conta por várias vezes.

• A maioria começa com dinheiro insuficiente e sem uma preparação adequada em psicologia, teoria e prática.

• As grandes instituições não vão lhe falar da realidade cruel. Pois elas precisam do seu dinheiro para serem alimentados. Ao contrário, você vai encontrar muita propaganda sobre a facilidade de ganhar uma vida como um TRADER.

• Informação é uma coisa. Resultado é outra coisa. Existem muitos gurus vendendo informação, que nunca ganharam um centavo como trader. Tenha cuidado.

• A sabedoria convencional é confusa. Existem mil indicadores, táticas, e estratégias para operar no mercado financeiro, mas o preço exibe somente dois comportamentos.

• Análise técnica traz uma pequena fração das ferramentas e disciplinas necessárias para operar com êxito. Quais são as outras? Quem ensina o resto?

• Análise técnica até que funciona. São os traders que não funcionam. A maioria não consegue acreditar em algo simples ou executar com consistência e disciplina.

• Operar no mercado financeiro é um esporte psicológico. As regras são simples, mas a execução é bem difícil. Como qualquer esporte, operar requer desejo, fé, dedicação, esforço, disciplina, responsabilidade, tempo, investimento, equipamento adequado, e um bom treinador.

• A realidade é que apenas uma pequena minoria dos operadores possui todo necessário para ganhar consistentemente. Muitas pessoas querem ser “RONALDINHO GAÚCHO” já, mas esquecem dos anos de treino e dedicação necessários para chegar ao nível profissional dele.

• A maioria, quando perde, culpa os outros. É mais fácil aceitar a derrota assim.


Então você ainda quer operar nos mercados financeiros? Felizmente, há esperança.

Cada trader bem sucedido já passou pela verdade cruel.


É por isso que eles tornaram-se bem sucedidos. Mas eles pagaram o preço também. Eu também passei por isso. Meu processo foi particularmente doloroso. Mas o sofrimento não foi em vão. Hoje, tiro dinheiro do mercado consistentemente, com muito prazer e satisfação.


Desde que me tornei um especulador, minha vida mudou para melhor, mas no inicio minha vida de especulador era muito pior! Operar de maneira irracional e idiota nos mercados faz parte de aprendizado de um especulador, o problema é que algumas vezes (quase sempre), durante o aprendizado corremos o risco de destruir todo o nosso capital operável e até o nosso patrimônio! O que obviamente impede uma segunda chance nos mercados. 


Para você ter sucesso no mercado, não é preciso ser nenhum Gênio. Não é preciso ser super inteligente. Não é preciso ser poliglota. Mas é preciso ser altamente inteligente no quesito emocional! A inteligência emocional em abundância se reflete em: Decisão para tomar as ações corretas na hora certa, sem hesitação! Autoconhecimento suficiente para identificar com honestidade as suas fraquezas, e então estabelecer mecanismos de defesa. Capacidade de enxergar os movimentos do mercado de maneira serena e tranqüila. Capacidade de controlar a ganância e o medo (duas faces da mesma moeda). Capacidade de superar os erros com facilidade, deixando-os no passado. Manutenção da auto-estima em nível adequado. E muitos outros mais. As habilidades derivadas da  inteligência emocional que serão exigidas para ser você ser bem-sucedido nos mercados, e podem ser consideradas as mais difíceis dentre todas, porque elas envolvem e definem o relacionamento de você consigo mesmo. Se você quer ganhar dinheiro nos mercados, de você não será exigido que fale bem em público, que lidere como um JK ou que cative como um Guga Kuerten. O que será exigido de você é a capacidade de olhar no espelho e conseguir se enxergar sem máscara alguma para, a partir daí, construir todas as habilidades necessárias para se tornar um operador de sucesso.

 

 

DEFININDO ESPECULADOR

 

A maioria das pessoas usa o termo especulador de forma incorreta. A palavra tem sua origem na raiz indo-germânica "Spec", que significa olhar. É dela que recebemos dezenas de outras palavras como: Especialista - aquele que olha com profundidade; Especial - aquilo que olhamos com carinho; Espelho - olhar para si; Respeito - olhar com orgulho; Espetáculo - olhar algo deslumbrante; Esperança - olhar o futuro positivamente; Espanto: olhar assustado.


E, finalmente, ESPECULADOR: aquele que olha na frente, aquele que enxerga aquilo que outros não vêem. Portanto, etimologicamente, especulador é uma palavra positiva, sem a negatividade que hoje se lhe atribui. “Toda sociedade precisa de especuladores, pessoas que enxergam na frente e mostram o caminho."


O especulador vive de revelar os erros dos grandes manipuladores de mercado, que são, em geral, o poder público. Da incompetência do poder público em regular e administrar de forma coerente as contas e políticas públicas é que nascem as falhas estruturais. E o especulador enxerga essas falhas, e as desmonta, normalmente fazendo fortunas nesse processo.

 


CUIDADO COM A INDÚSTRIA DOS MERCADOS

 

Os prestadores de serviços para investidores querem seu dinheiro. A corretora quer a corretagem gerada por Swing-Traders/Day-Traders, o governo quer os impostos, o sistema gráfico quer cobrar mais de plataformas em tempo real, os gurus querem que você faça mais cursos, comprando mais livros etc, e o stress emocional estará sempre querendo sabotar seus trades, ou seja, todos estarão contra ti (inclusive você mesmo!). Já vi pessoas inteligentes, com formação mais que superior, perderem tudo no mercado financeiro, então se você se acha inteligente, muito produtivo no mundo real, e com enorme sucesso na administração da sua empresa, consultório, escritório de consultoria etc., tome muito cuidado! pois isso não lhe ajudará em nada no mercado financeiro, aliás, poderá até atrapalhar, pois:

a) No mundo real geralmente quanto mais você trabalhar ou sua empresa funcionar, maior será seu faturamento e lucro, no mercado financeiro não! (na verdade é o contrário!) quanto menos você operar melhor!

b) No mundo real você controla quase tudo ao seu redor, no mercado financeiro você não controla nada, a não ser você!

c) No mundo real existem regras de comportamento a seguir, no mercado financeiro não, e inclusive você poderá ser convidado pela sua "corretora" a infringir as regras importantes de proteção de capital, e se houver perdas você pagará caro e eles não! ao contrário eles sempre ganham...”